DicasEmpreendedorismoInovação

O caso New Flow – venda de produtos orgânicos

DA IDEIA À VALIDAÇÃO DE UM NEGÓCIO INOVADOR NA PRÁTICA

A história do Marcelo começa no período de quarentena da pandemia do COVID-19 em Julho de 2020. Período de grande insegurança e instabilidade econômica, muitas empresas enfrentando dificuldades financeiras, pessoas desempregadas, crise sanitária com milhares de mortes.

A IDEIA INICIAL

Em meio a este contexto, Marcelo procurou a WSuzuki Consultoria com uma ideia de negócios para ter como plano B no caso de um corte de funcionários na empresa em que ele trabalhava como engenheiro ambiental. Inicialmente a proposta seria abrir do zero uma casa de produtos naturais em um imóvel de bairro não comercial, além disso, fazia parte do modelo idealizado uma proposta de lixo zero, ou seja, de alguma forma os produtos vendidos não teriam nenhum tipo de embalagem descartável.

A PROBLEMÁTICA

Na primeira conversa que tivemos, eu Wagner Suzuki, como consultor especializado em inovação para pequenos negócios, fiz alguns questionamentos a respeito do plano de negócios inicial. Dentro da análise percebemos que o imóvel onde estava planejado a abertura da empresa não era comercial, estava localizado no meio do bairro sem nenhum movimento significativo de pessoas nos arredores. Outro ponto era que o investimento inicial seria grande por ser um negócio levantado do zero, passando dos R$ 20.000,00, isso apenas para iniciar as atividades e testar uma ideia que aparentava ter um público muito específico e que teriam muitas barreiras culturais a serem enfrentadas, por ser inovador e disruptivo.

A SOLUÇÃO SUGERIDA

A sugestão da consultoria foi um plano chamado Novos Negócios na Prática. Com um custo abaixo de R$2000,00 o projeto tem o objetivo de ajudar o empresário a montar um protótipo (teste) da sua ideia de negócio sem nenhum ou muito pouco investimento inicial.

A metodologia é baseada em MVP (produto minimamente viável) utilizada por programas de Startups para aprendizado rápido, contínuo e de baixo custo para validação de negócios inovadores. Através de 5 etapas, ao longo de 3 meses, testamos, ajustamos, validamos e evoluímos cada premissa do modelo de negócio idealizado.

O RESULTADO

Após alguns meses já foi possível notar que o novo modelo de negócio do engenheiro ambiental começara a tomar forma. De uma loja de produtos naturais na garagem na casa dos pais, evoluímos para um conceito chamado NEW FLOW (novo fluxo) em que o cliente final era impacto pelas redes sociais, teria acesso a mais informações e ao catálogo de produtos através de um PDF e Whatsapp Business. Bastava a pessoa escolher o produto e combinar a data de entrega. Na primeira compra, o consumidor adquire um pote de vidro decorado com o insumo escolhido (granola, grãos, ervas para chá, etc.), a partir da segunda compra, ele só solicita o insumo, e no ato de entrega é trocado o pote, como num sistema utilizado pelas garrafa retornáveis.

Atualmente a New Flow, em parceria com o Copa Café Network, situado em São Bernardo do Campo, possui seus produtos expostos e à pronta entrega para os frequentadores locais.

CONCLUSÃO

Por menos de 10% do valor previsto inicialmente foi possível descobri um novo conceito baseado em necessidades reais de clientes espalhados geograficamente, não dependendo mais de um ponto de venda com altos custos de investimento inicial e de manutenção que com certeza comprometeriam a operacionalização da nova empresa. Dessa forma o empresário conseguiu desenvolver, proporcionalmente seu negócio, a medida que ele mesmo aprendia sobre os produtos, embalagem, gestão de estoque, preço, logística e divulgação.

E você tirou um novo negócio do papel hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *