DicasEmpreendedorismoInovação

Como tornar o não consumidor em consumidor do seu produto ou serviço

Quando falamos em democratização de um produto ou serviço estamos falando de tornar acessível um produto a um número maior de consumidores, ou seja, de alguma maneira, viabilizar que um artigo, anteriormente desejado e consumido por alguns poucos felizardos, sejam também apreciados por mais pessoas.

Neste sentido não estamos falando de baixar significativamente a qualidade de um determinado produto ou serviço a ponto de torná-lo viável economicamente e sim o inverso, manter suas qualidades iniciais, porém ainda sim podendo proporcionar aos seus consumidores acesso mais fácil.

Ok, mas como é que fazemos isso?

Sim este é o grande desafio, exige muito esforço, horas de trabalho e criatividade, mas não quer dizer que seja impossível.

Um bom exemplo de democratização são as plataformas de e-commerce. Para quem lembra há cerca de uma década atrás uma plataforma de vendas on-line era desenvolvida sob demanda e chegava a custar mais de R$100 mil no modelo mais simples. Não é preciso dizer que apenas poucas empresas conseguiam ter acesso a este tipo de plataforma.

Com o passar dos anos e ao evoluirmos tecnologicamente o e-commerce começou a ser percebido como uma ferramenta que poderia ter sua base igual para diversos segmentos, dando início à venda de personalização das plataformas já existentes, neste momento o dinheiro não estava mais no desenvolvimento da plataforma e sim nas informações que seriam inseridas ou na transição de dinheiro dentro da loja.

Assim como no exemplo citado acima, a partir do momento em que conseguimos olhar um determinado produto ou serviço sob nova ótica é possível vendê-lo para mais pessoas, substituindo o lucro de margem por lucro de volume, ou seja, ganha-se em cima da quantidade vendida, ganhando escalabilidade de ganhos.

O modelo de assinatura e de aluguel, também transformaram setores inteiros da economia em grandes máquinas de dinheiro, somente mudando o modelo de receitas.

Outra questão interessante é conseguir vender seu produto ou serviço para os desatentos. Como assim? Para aquelas pessoas que precisam do que você está oferencendo mas nem sabe ainda, ou não sabe que existe. Por exemplo, eu trabalho com consultorias, muitas empresas precisam que alguém os ajudem a melhorar seus processos e resultados, mas nem todos sabem que isso se chama consultoria ou se sabe o que é, não sabe como funciona.

A grande sacada é mostrar as pessoas do que se trata sua solução, com vídeos e conteúdos interessantes e que falem a língua do seu cliente, para que ele olhe e fale: “Poxa, é disso que eu preciso!”.

Pronto! Transformou um não consumidor em consumidor.

E você, já tentou democratizar algum produto ou serviço seu hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *