DicasGestãoReflexões

Como demitir alguém muito importante

Se você se interessou por este post, possivelmente é porque já pensou em como fazer um desligamento e quer fazê-lo da melhor maneira.

Demissão é sempre um assunto muito delicado, ainda mais quando se trata de alguém que você considera muito ou que está há muito tempo na empresa, loja ou firma.

Pois bem, uma coisa que aprendi ao longo destes anos de consultoria para pequenas e médias empresas é que “…demissão é algo sério, mas não precisa ser dramático.”

A primeira coisa que se deve levar em consideração é que a pessoa em questão tem que estar ciente dos descontentamentos da empresa sobre seu desempenho e isso significa que você gestor também terá que ouvir alguns descontentamentos dele com relação à empresa, afinal

“…não há feedback bem feito se ele for unilateral.”

Tentar entender o problema no funcionário (ouvi-lo de fato), ser empático e ajuda-lo de alguma forma pode ser um caminho para reverter o problema e até aproximar mais a gestão da empresa aos colaboradores.

Feito isso, há uma segunda chance a ser dada a este colaborador. Por mais que o papo seja bom, muitas vezes por perceber o risco de perder o emprego o colaborador já começa a sondar o mercado e pensar em alternativas fora da empresa. E você com certeza já está fazendo isso do seu lado também. Neste ponto, há uma equalização, ambos estão cientes da possibilidade de desligamento, desta forma o que vier daquele momento para frente não será uma surpresa.

Ações simples como esta facilitam muito as coisas para ambos os lados.

E aí, você está pronto para uma conversa aberta com seus colaboradores?

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *