EmpreendedorismoGestãoReflexões

Quando você leva 20 anos para perceber que sua empresa não saiu do lugar

No dia a dia da consultoria empresarial não é incomum nos depararmos com empresários que levam décadas para perceber que o seu negócio parou de crescer depois dos primeiros anos.

Claro que estamos no Brasil e deve ter gente pensando: Ainda que o cara conseguiu passar pelos primeiros anos, que são os que têm maior taxa de mortalidade de empresas.

Sim, concordo. Mas é exatamente esse conformismo que gostaria de colocar em pauta.

A maior parte dos empresários passa tanto tempo lutando para sobreviver que se acostuma a somente sobreviver. Assim, ano após ano, ele leva a empresa agradecendo por ainda estar funcionando. Não! Tá errado isso! Se a empresa crescer só um pouco por ano já está parada, imagina se não crescer nada. Ela tem que almejar novos horizontes, expandir a marca, acompanhar tendências e até criar novas tendências.

E sim! Estou falando com você que tem uma pizzaria de bairro e também com você que desenvolve aplicativos de última geração.

Quantas empresas eu vejo que até cresceram, mas não tem liquidez, ou seja, se der qualquer problema que exija dinheiro não tem de onde tirar por que não possui reservas. Empresa boa cresce, com base, com equipe boa e possui reservas financeiras, ao invés de viver do capital de giro mensal.

Mais cedo ou mais tarde, perceberá que sua empresa só existe até hoje porque você empreendedor vive por ela dia após dia executando 2, 3 ou 4 funções. Mas também perceberá que sua empresa não cresce mais pelo mesmo motivo.

Não acha que está na hora de reavaliar seus esforços?

Será que todo o trabalho que tem feito, tem sido da direção correta?

Já pensou em procurar ajuda de uma consultoria hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *