EmpreendedorismoGestãoInovaçãoMarketing

O caso do estúdio de Tatuagem – O tatuador e a mestre de eventos

A HISTÓRIA

Roberto, mais conhecido como Saddam, é um tatuador do grande ABC que iniciou suas atividades, ainda muito jovem na garagem de casa, tatuando de graça os amigos e quem mais tivesse coragem de ser sua cobaia. Ficou por anos assim até receber os seus primeiros (e espontâneos) 50 “conto”.

Daí em diante, foi muito trabalho e crescimento. Para se ter uma ideia, ele e sua sócia e esposa, Fabiana, chegaram a fechar um grande espaço de eventos em São Bernardo para um evento exclusivo para tatuadores, realizado por seu estúdio. Chegou a ter 4 unidades entre a marca principal e outras 2 secundárias que não levavam o nome original da rede.

A empresa, com o olhar de eventos da Fabiana, começou a se tornar referência em termos de experiência do cliente no ramo.

Como todas as empresas, em 2020 o famoso estúdio de tatuagem de São Bernardo do Campo – Saddam Tattoo Studio, teve suas portas fechadas e, consequentemente, as finanças afetadas.

O clima era de muita preocupação e incerteza, como conseguiriam manter a empresa com tantas despesas fixas e sem poder trabalhar?

A IDEIA INICIAL

Em meio a este contexto o primeiro passo, já contando com a nossa consultoria, foi analisar as finanças, renegociar o que fosse possível, remediar aquilo que estava ao nosso alcance e planejar uma retomada segura e com planos de ação em diversas camadas, ou seja, considerando diversos cenários prevendo cada um dos riscos.

Foi elaborado um plano A, que logo depois se tornou mais um plano suporte, que envolvia a criação de um estúdio de primeira linha que trataria poucos clientes, mas com um nível alto de exclusividade.

Se tornou o plano b, porque ao retornar as atividades aos poucos, à medida que o governo liberava a reabertura de comércios e serviços, foi-se notando que os clientes não tinham “fugido” e sim estavam mais dispostos a fazerem suas tatuagens. Isso porque o maior problema enfrentado pelos clientes é tempo para ir ao estúdio e a agenda dos tatuadores (que chegava a 3 meses de espera neste estúdio antes da pandemia).

A SOLUÇÃO SUGERIDA

A sugestão da consultoria foi um plano chamado 5 anos em 5 meses, mas com um caráter um pouco mais de planejamento do que o original do programa e também mais intensivo, com encontros semanais ao invés de quinzenais como costumo vender tal pacote.

Em meio à consultoria, aproveitamos os mais de 36 mil seguidores nas redes sociais do tatuador e colocamos em prática um plano antigo de retomada do canal de youtube, criação de vídeos e a transformação do curso para tatuadores, anteriormente presencial, em um info-produto, ou seja, um curso on-line completamente escalável e sem necessidade de contato humano.

O RESULTADO

Hoje estúdio segue se reestruturando, enfrentando novos desafios e dificuldades como tantas outras empresas, porém temos planos de crescimento e mudança de direcionamento para os próximos anos.

O trabalho não pára, foi necessário trazer o setor de atendimento ao cliente para mais próximo da sócia Fabiana para diminuir margens de erro e facilitar a conversão de novos cliientes. Saddam, além de mentorar outros tatuadores, cuidar do direcionamento da empresa, ainda continua trabalhando em lançamentos de novos módulos dos cursos on-line, fazendo tatuagens premium, produzindo lives e incentivando o ensino de tattoo em todo o Brasil.

CONCLUSÃO

Como podemos notar, não somente nesta história, mas em tantas outras já contadas neste blog, a figura do consultor é de suma importância para tomadas de decisões rápidas que dependem de muita experiência de mercado e também para montar um planejamento de médio prazo com a frieza de quem sabe como trilhar cada passo da empresa.

Porém nada disso é possível se não houver a colaboração de uma equipe engajada, treinada e motivada e de uma mente aberta da diretoria para tomar decisões difíceis e dolorosas, mas necessárias. Empreender existe muita abnegação, dedicação e trabalho duro.

Muitas vezes quem admira as posses e conquistas de quem possui uma empresa, não faz ideia de como é conquistar, manter e administrar tudo aquilo.

Sigamos em frente que em tempos de crise sempre há muita oportunidade.

E você, já pensou em obter auxílio hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *