EmpreendedorismoGestãoInovaçãoMarketing

O caso Casinha do Pé

A CLÍNICA DE PODOLOGIA QUE SOBREVIVEU E SAIU MELHOR DO QUE ANTES DA CRISE

A Casinha do Pé é uma clínica de podologia que iniciou suas atividades há muitos anos por meio de sua dona e fundadora Eni Lima.

Situada em São Caetano do Sul – SP, seu principal diferencial é que a clínica possui um visual bem diferente do tradicional. É que o imóvel em que está situada atualmente simula uma pequena vila colorida, como a que vemos em cidades como Paraty-RJ ou algumas outras na Bahia.

Todo este cuidado com o ambiente onde o cliente fica imerso transparece o cuidado que o cliente recebe também no atendimento.

A IDEIA INICIAL

Quando tive o primeiro contato com a empresária, a ideia era “apenas” trazer inovação para a clínica para fins de expansão.

A principal hipótese seria de transformar a empresária em uma figura pública, onde poderíamos explorar todo o seu potencial para palestras e cursos e utilizar para divulgar mais ainda a Casinha do Pé. Para isso precisaríamos ajustar seus processos internos para que a empresa andasse com as próprias pernas e não dependesse mais da presença em tempo integral por parte de Eni.

Porém, no meio do caminho fomos surpreendidos, assim como o restante do mundo, pela pandemia do novo corona vírus, o COVID-19.

Com as medidas de distanciamento social e a quarentena adotadas pelo governo, o plano que era para ser de expansão e melhorias, teve que ser ajustado para um grande plano emergencial de sobrevivência.

A PROBLEMÁTICA

Tivemos que fazer um levantamento dos problemas que tínhamos para resolver e uma lista de prioridades. Logo de início tivemos que rever todo o planejamento financeiro, principalmente fluxo de caixa, para equilibrar as contas e manter a empresa no período em que estaria fechada ou aberta parcialmente. O que envolveu bancos e negociações com os proprietários do imóvel.

Uma vez que a questão financeira, que era a principal preocupação, foi remediada, partimos para o plano de retomada da Casinha do Pé e reestruturação da empresa à nova realidade que estava surgindo.

A SOLUÇÃO SUGERIDA

A sugestão da consultoria foi montar um plano de marketing em conjunto ao comercial, por meio de novos pacotes de atendimentos, algumas promoções e melhorias significativas na divulgação por meio das mídias sociais. Aproveitamos todo os pontos contras da pandemia para fortalecer a empresa. Uma delas foi ter tempo para reestruturar processos, enquanto a empresa estava sem funcionamento. Outra foi a reorganização da equipe interna e substituição, natural inclusive, das podólogas parceiras da clínica.

O RESULTADO

O melhor resultado em uma situação tão crítica como a de uma crise como a do Corona Vírus com certeza é conseguir sobreviver a ela.

Porém, com serenidade, conseguimos, além de manter a clínica com portas abertas, ainda foi possível melhorá-la e ainda montar um planejamento do crescimento para os próximos anos.

E você, já pensou em fazer sua empresa ser melhor hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *