EmpreendedorismoReflexões

A solidão de ser empreendedor

Ser empreendedor é assim: um dia acordamos motivados e cheio de ideias inovadoras que poderiam até curar o câncer; no outro é difícil entender o que estamos fazendo da nossa vida.

Tem também aquelas semanas que todas as coisas resolvem dar errado, que parece que tudo que você planejou, saiu do controle (se é que conseguiu planejar alguma coisa).

E nestes dias você tem vontade de reclamar do mundo, da vida, culpar o governo, estas coisas, não é mesmo?

Mas espera um pouco, reclamar para quem? Para seu funcionário? De jeito nenhum, dois desmotivados não vão ajudar em nada. Para seu amigo? Não. Já aprendemos na vida que algumas fraquezas ficam guardadas do mundo. Para sua esposa (ou marido)? Também não, sabemos como é complicado passar o medo para dentro de casa, afinal empreendedor é o destemido, visionário, aquele teve coragem de enfrentar o mundo afora.

Pois é, por mais sozinho que se sinta, tem um monte de gente também sozinha nestas mesmas situações e que resolveram cada um de uma forma.

A questão é, para quê ficar reinventando a roda? Para quê sofrer por coisas que todo mundo passa?

Imagine que ao invés de achar que está sem saída você soubesse exatamente o que fazer, ou então, que tivesse alguém que te dissesse quais caminhos possíveis existem para sair destas situações?

É isso que um consultor de negócios faz. Muita vezes precisamos de alguém para motivar o empresário, alguém que acredite nele mesmo quando nem ele mesmo o faz. A cobrança sobre o líder da empresa de manter tudo funcionando e todas as pessoas ao seu redor felizes e motivados é constante, porém quem que vai sustentar esse cara?

É difícil meu amigo, alguns irão dizer: “Ah mas foi uma escolha dele”…e só por isso não quer dizer que ele não precise de suporte ou ajuda, até mesmo (ou principalmente) de sua equipe, dos seus fornecedores, ou até mesmo dos clientes.

E você, já pensou em ter um apoio hoje?

Abraço!

2 comentários sobre “A solidão de ser empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *